tirar a segunda via do CPFNotícias 

Como tirar a segunda via do CPF?

O CPF é um dos documentos fundamentais para o cidadão brasileiro conseguir viver da melhor maneira possível e possuir acesso a todos os benefícios oferecidos. Com o avanço da tecnologia já é possível obter a segunda via CPF deste documento através da internet, continue lendo e saiba como realizar a sua impressão.

O que é o CPF?

tirar a segunda via do CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas, mais conhecido como CPF, é um cadastro da Receita Federal que deve conter as informações necessárias de seus contribuintes. Quem tem mais de 16 anos, e possui título de eleitor, pode solicitar a inscrição gratuita pela internet.

Quem perdeu o seu CPF ou foi roubado, não precisa mais comparecer a uma agência física para imprimir a segunda via cpf, agora isso pode ser feito através da internet, e de forma gratuita.

Para que serve o CPF?

O CPF é um dos documentos mais importantes dos cidadãos brasileiros, ele é utilizado na declaração do imposto de renda, na abertura de crediário em lojas, na compra de passagens áreas ou de ônibus, para abrir conta em bancos, na solicitação de empréstimos ou financiamentos, para realizar a inscrição em concursos públicos, e muitas outras importantes funções, por tanto, você não pode ficar um dia sequer sem seu documento.

Vantagens de emitir a Segunda via CPF de maneira online

A tecnologia está evoluindo em todas as áreas, e uma delas é a internet, que há muito tempo possibilita compras online, transferências bancárias e outros serviços, tudo com segurança garantida. 

Em 2012 a Receita Federal liberou a emissão de CPF através da internet, o serviço é realizado de maneira muito simples, e não é cobrado nenhum tipo de taxa, a maior vantagem talvez seja que para isso não é preciso enfrentar longas filas. 

Agora você que por algum motivo não tiver o seu documento em mãos, não terá trabalho para conseguir outro.

Como imprimir o comprovante de inscrição no CPF?

Os contribuintes que não realizaram a declaração do imposto de renda nos últimos dois anos, podem imprimir o CPF (acessando  diretamente o site da receita no seguinte endereço: https://www.receita.fazenda.gov.br/ Para isso é necessário ter em mãos o número, nome titular, nome da mãe, data de nascimento e o título de eleito do titular.

Como imprimir o comprovante de inscrição no CPF por meio do portal E-CAC?

Quem apresentou a declaração ao imposto de renda, pelo menos uma vez nos últimos dois anos, pode imprimir no portal E-CAC, para isso você deve possuir um código de acesso, para conseguir a impressão acesse: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx.

Saiba como imprimir o CPF utilizando o código de atendimento

Esse meio pode ser utilizado por pessoas que possuam um número específico para esse atendimento, ele pode ser adquirido em agências físicas do Banco do Brasil, dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou através da diplomacia brasileira no exterior.

Confira os passos para imprimir o CPF através o site da Receita Federal

O primeiro passo é entrar aqui, depois clique na aba “Cadastros”, após isso, role a página para baixo e vá na guia “Inscrição no CPF”, na sequencia irá abrir um formulário.

Você deve preencher todos os dados corretamente, ou então ocorrerá erro e seu novo CPF não será útil. No formulário deve ser indicado o número do seu título de eleitor, sem ele você não conseguirá imprimir a segunda via do CPF de maneira online.

Após conferir todos os dados, clique em enviar, se estiver tudo correto, será gerado o número de inscrição no CPF e um comprovante. Você deve anotar esse número, e já pode realizar a impressão para utilizar. 

A Receita Federal não imprime mais o documento em cartões de plástico, caso ocorra algum erro você deve procurar uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios.

Como consultar a situação do CPF na Receita Federal?

Algumas pessoas encontram problemas na utilização do Cadastro de Pessoa Física após sua impressão através da internet, isso pode ocorrer, pois seu documento pode ter sido cancelado. 

Você pode consultar o CPF e verificar a situação cadastral clicando aqui, basta colocar o número do CPF e a data de nascimento.

O seu CPF pode estar em 5 situações possíveis. A única que permite o uso sem nenhuma restrição é a situação regular, que indica não haver nenhuma pendência com ele.

As outras 4 são ruins: 

  • Pendente de regularização, geralmente é causada pela falta de declaração do imposto de renda nos últimos cinco anos; 
  • Suspensa, ocorre quando a inscrição do documento está incorreta na Receita Federal; 
  • Cancelada, significa que o CPF foi cancelado por decisão da Receita Federal; 
  • e Nula, quando é constatada algum tipo de fraude com o CPF. Se o problema for com a declaração do imposto de renda, você apenas precisa declará-lo.

Quais os problemas que posso enfrentar com o CPF irregular?

Os problemas no CPF normalmente causam problemas importunos às pessoas, o principal deles está ligado à declaração do imposto de renda, junto a Receita Federal. Quem está nessa situação não pode abrir conta em lojas, ou conta corrente em bancos. 

Não pode realizar empréstimos ou participar de concursos públicos, em todas as esferas. Além disso, quem está com o cadastro irregular é impedido de receber aposentadoria, participar de financiamentos habitacionais ou mesmo receber prêmios de loterias.

Como agir em caso de roubo?

O CPF tem validade apenas quando apresentado junto com um documento que contenha foto. Após seu documento ser roubado, você deve fazer um boletim de ocorrência. E se ele tiver sido utilizado indevidamente por outra pessoa, você pode procurar um advogado e saber como receber a indenização.

Documentos necessários para pedir a segunda via do seu CPF através da internet

Mesmo que você busque uma segunda via cpf, ela conterá o mesmo número de sua antiga, esse número é único e nunca mudará. Portanto, o ideal é que você o tenha anotado em algum lugar, isso irá facilitar o seu trabalho.

Você deve ter em mãos o seu título de eleitor, sem ele é impossível conseguir a 2 via de maneira online. É necessário informar o nome de sua mãe e o seu nome completo.

Related posts