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Como funciona a conversão de leads em vendas para o sucesso de sua empresa

Saber como funciona a conversão de leads em vendas é determinante para o sucesso das empresas envolvidas em marketing digital.

Em linhas gerais, lead é uma palavra em inglês que batiza as pessoas que podem vir a ser clientes de uma marca.

Portanto, uma pessoa se torna lead quando:

  • Acompanha a marca nas redes sociais;
  • Visita o site da empresa;
  • Dá informações de contato;
  • Faz parte do Mailing da empresa.

Em todos esses casos o contexto é o mesmo, o lead teve o primeiro contato com a empresa, mas não fez uma compra ainda.

Portanto, nesse texto traremos a importância da conversão de leads, a definição de funil de vendas, os tipos de leads e as dicas principais para conquistar mais clientes.

Entenda a importância da conversão de leads em vendas

Um lead é uma oportunidade de negócio, a partir do momento que alguém toma conhecimento da marca e sinaliza interesse nela, é preciso direcionar as estratégias de marketing digital para convertê-la.

O meio digital é rico em possibilidades de compra e venda. Isso significa que há uma concorrência cada vez mais disputada. Uma boa captação de leads é fundamental para ganhar vantagem.

Depois que um usuário entra em contato com a marca, é hora de conseguir as informações de contato dele e se preparar para o funil de vendas

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é formado pelas etapas que cada lead percorre desde o momento em que acessa um site de compras até a conclusão de uma compra.

Essa jornada deve ser acompanhada de perto pela equipe de vendas. Com os dados básicos de cada lead é possível trabalhar para nutri-los com informações de acordo com as etapas em que eles se encontram.

O atendimento personalizado é muito importante nesse momento, porque incentiva a fechar negócio, isso é a conversão de leads em vendas.

Tipos de leads

À medida que as empresas reúnem mais informações sobre os leads, eles podem ser separados em certos tipos. A seguir, confira os dois tipos principais.

Marketing Qualified Leads (MQL)

A sigla MQL identifica os leads que já sabem do que precisam e que a empresa pode ajudá-los a resolver a necessidade.

Esse perfil precisa de um empurrãozinho a mais para decidir comprar o produto que viu na campanha de Instagram Ads.

Faça isso oferecendo conteúdos ricos para ele, como e-books, vídeos e artigos que detalham os benefícios do produto ou serviço.

Sales Qualified Leads (SQL)

Os leads SQL são aqueles que estão prestes a fechar negócio com você. Eles estão decididos, mas ainda não fizeram o movimento. Nesses casos, oferecer ofertas por tempo limitado é muito indicado.

O ponto é continuar se relacionando com o lead de forma personalizada para que ele não vá para a concorrência.


Artigo Relacionado: O que faz uma rede social crescer hoje em dia?


Como transformar um lead em cliente

Isto posto, você já tem as informações técnicas sobre conversão de leads em vendas. Resta saber exatamente como transformar um em um cliente fiel. Acompanhe as dicas a seguir.

Identifique sua persona

A persona é desenvolvida a partir das características do público-alvo, sendo uma representação fictícia do cliente ideal.

A diferença é que esse conceito usa informações mais específicas, como poder aquisitivo, nível de escolaridade, hobbies e sonhos.

Essa identificação é útil para incrementar a segmentação de ações de marketing, como anunciar no Google Ads.

Qualifique os leads

A qualificação dos leads é o que determina se eles se transformarão em clientes ou não. O cliente em potencial precisa ser continuamente instigado com conteúdo relevante.

A empresa não pode deixar dúvidas sobre a qualidade e a importância do produto para o fim que ele é feito.

Produza artigos para blog, newsletters e e-mail marketing, mantenha eles informados.

Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é um método de nutrição de leads interessante para construir um canal de comunicação personalizado.

O segredo é trabalhar a periodicidade das campanhas. Não envie e-mails seguidamente, mantenha a frequência adequada para que o lead não se esqueça de você.

Portanto, acompanhe as taxas de abertura de e-mail para garantir que o conteúdo segmentado está sendo consumido.

Invista nas redes sociais

A boa comunicação é a palavra-chave para qualquer estratégia de marketing digital. Na conversão de leads em vendas não é diferente.

Nesse contexto, poucas ferramentas são tão importantes quanto as redes sociais.

Invista em ações e posicionamentos nas redes de sua escolha, os clientes valorizam empresas que buscam o contato direto com eles.

Isso sem falarmos nas funções complementares desse tipo de site, pesquise como funciona o Facebook Ads.

Sendo assim, agora tem as informações necessárias para aumentar sua conversão de leads em vendas.

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