Rótulos para cervejas: Como criar e aplicar nas garrafas?
Os rótulos para cervejas são uma parte importante do marketing do produto, ajudando a atrair a atenção dos consumidores e transmitir informações sobre o estilo da cerveja, ingredientes e história da marca.
Alguns rótulos apresentam designs criativos e diferenciados, enquanto outros enfatizam a tradição e a qualidade da bebida. Além de chamar a atenção do consumidor, os rótulos para cervejas também cumprem uma função legal, fornecendo informações obrigatórias.
Por isso, é importante que os rótulos sejam elaborados com cuidado e atenção aos detalhes, refletindo a identidade e valores da marca.
Tudo começa no branding…
A criação de rótulos para cervejas envolve diversas etapas de criação, sendo essencial levar em conta toda a história da marca e qual a mensagem principal que ela quer propagar com o seu produto.
O branding é fundamental para a criação de rótulos para cervejas impactantes e eficazes. Através da estratégia de branding, é possível definir a personalidade da marca e os valores que ela representa, criando uma conexão emocional com o público-alvo.
Na criação de rótulos, o branding pode ser utilizado para definir os estilos, as cores, a tipografia e os elementos visuais que melhor representem a marca.
Um rótulo bem elaborado e alinhado com a estratégia pode ser um fator decisivo na escolha do consumidor por determina cerveja, além de contribuir para a fidelização e fortalecimento da marca no mercado.
Dessa forma, todos os esforços investidos no planejamento de branding são retornados como lucro financeiro para a empresa. O branding, principalmente quando empregado nos rótulos, torna-se uma estratégia de marketing muito eficaz e com excelente custo-benefício.
Como criar rótulos para cervejas?
Após toda a criação do branding e tendo definindo, de maneira clara, quem é o público-alvo e a ideia principal que deve ser transmitida, é hora de partir para a criação dos rótulos para cervejas.
É importante ressaltar que existem alguns padrões a serem seguidos. Mas isso não significa que a marca não pode ser criativa e altamente persuasiva na comunicação com os seus futuros clientes.
Primeiramente, para criar rótulos para cervejas é preciso:
- Realizar um estudo de mercado e entender as tendências que os seus potenciais clientes gostam de seguir;
- Analisar os rótulos de concorrentes e buscar pontos fracos que podem ser melhorados no seu rótulo (somente se fizer sentido com a ideia da mensagem a ser divulgada);
- E criar um nome para a cerveja memorável e impactante, que não sairá da cabeça dos consumidores.
Após essa primeira etapa da elaboração e estudo de mercado dos rótulos para cervejas, é hora de seguir com o design e informações que serão inseridas.
Para criar rótulos impactantes é necessário se atentar a todos os seguintes pontos:
- A depender do estilo de cerveja a ser comercializada, é possível escolher ilustrações, cores e tipografias que o consumidor consiga identificar facilmente qual o estilo de cerveja ele está comprando;
- Insira todas as informações obrigatórias que uma bebida alcoólica deve conter para transmitir mais segurança e credibilidade aos consumidores, conforme estipula a legislação;
- Caso a cerveja possua algum ingrediente especial ou incomum, é interessante destacá-lo para transmitir a personalidade da marca e chamar a atenção dos futuros clientes;
- É fundamental que a identidade visual seja forte e facilmente lembrada pelo consumidor. Isso traz grande impacto no faturamento da empresa, além de aumentar a autoridade diante dos concorrentes;
- Não é interessante exagerar nos tamanhos dos rótulos. Além de custar mais caros, pode causar desconforto na comunicação visual do consumidor com o produto.
Com todas essas etapas seguidas à risca, a probabilidade de criar rótulos para cervejas altamente estratégicos e lucrativos é grande, gerando inúmeras consequências positivas para a marca.
Rótulos para cervejas: como aplicá-los em garrafas?
O primeiro passo para aplicar os rótulos para cervejas em garrafas é imprimi-los com impressoras tecnológicas, garantindo a qualidade do papel. É crucial evidenciar que a qualidade da impressão de um rótulo impacta diretamente na experiência do consumidor.
Após imprimir os rótulos em papel de alta qualidade e com impressoras eficazes, eles estão prontos para serem colados nas garrafas.
Um método muito utilizado para colar os rótulos na garrafa de vidro é utilizar o leite como adesivo. O processo é simples e eficaz:
- Basta pincelar um pouco do produto na superfície de vidro;
- Colar o rótulo;
- E limpar qualquer resíduo para não transmitir odores.
Para as empresas com mais recursos financeiros, é possível aplicar os rótulos para cervejas com máquinas próprias.
Assim, os rótulos para cervejas devem ser criados com base no branding e público-alvo da marca, possibilitando melhores resultados financeiros e reafirmando a reputação do produto diante dos concorrentes.