HipercolesterolemiaUncategorized 

Hipercolesterolemia x saúde bucal: entenda a relação

A hipercolesterolemia, que é conhecida como o tão temido colesterol elevado, pode prejudicar muito a saúde, tanto de um modo geral quanto à bucal. 

Além disso, o uso de medicamentos para tratar esse problema pode levar a problemas dentários e inflamações periodontais. 

Com isso, ao ter esses problemas, pode acontecer a perda de dentes, precisando recorrer para um implante dental

Desse modo, caso queira entender a relação entre o colesterol e a saúde bucal, continue a leitura. 

Qual a relação entre o colesterol e a saúde bucal?

O hipercolesterolemia é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas pelo mundo e tem relação com outras diversas doenças, potencializando o risco de:

  • Infartos;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Doenças Cardiovasculares;
  • Entupimento das artérias.

Além dessas doenças que o hipercolesterolemia alto pode causar, a relação entre ele e as doenças bucais é grande, potencializando os riscos de infecções gengivais e outras enfermidades na boca e a má cicatrização de alguns procedimentos. 

O indivíduo que passa por esse problema de saúde necessita de uma mudança geral em sua rotina alimentar, além de acrescentar os exercícios físicos em sua vida. 

Mesmo com essas mudanças, é necessário também fazer o uso de medicamentos para auxiliar a baixar o nível do colesterol no sangue. 

Infelizmente, o que ajuda em algo pode também prejudicar por outro lado. Ou seja, o remédio para colesterol pode levar ao problema de calcificação dentária. 

Isso então prejudicaria em outros procedimentos, como o tratamento de canal, aumentando então, a chance de tártaro e doenças periodontais. 

Com isso, pode acontecer até mesmo a perda dos dentes, necessitando do auxílio de prótese dentária para recuperar o sorriso.

Quais males o hipercolesterolemia pode causar à saúde bucal?

Embora os remédios também prejudiquem a saúde dos dentes, o colesterol alto pode agravar os problemas bucais. 

Ao ter esse problema de saúde, é bem mais fácil acontecer de uma periodontite, por exemplo. Além de causar a má cicatrização de procedimentos feitos, precisando ter um cuidado ainda maior na saúde bucal. 

Com isso, além de aparecer doenças bucais, também podem aparecer problemas na estética, em que muitos acabam recorrendo para uma lente de contato dental.

Quais são os melhores métodos para prevenir uma periodontite?

Embora o hipercolesterolemia alto potencialize as doenças bucais como a periodontite, há sim outras formas de prevenir que esse problema apareça. 

A periodontite é a inflamação do periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva. 

Quando ocorre essa inflamação, os riscos para a perda de dentes são grandes, além de correr o perigo de que essa inflamação passe para o sangue, levando a endocardite bacteriana, o que é totalmente perigoso e pode causar óbito.

Sabendo disso, não há melhor solução do que manter uma boa higiene bucal, mas fica o questionamento, como?! 

  • Escovando os dentes após as refeições;
  • Utilizando o fio dental;
  • Usando creme dental com flúor;
  • Utilizando o enxaguante bucal. 
  • Fazendo uma limpeza profissional nos dentes.

Muitos pensam que escovando os dentes apenas com a escova já irá prevenir das doenças, pois estão enganados, pois só ela não é capaz de retirar todos os resíduos alimentares. 

Com isso, é preciso utilizar o fio dental, no qual se retira todo o acúmulo dos alimentos, evitando a formação de placa bacteriana que pode levar ao surgimento do tártaro.

A escovação completa é imprescindível, porém é preciso também consultar o dentista periodicamente para que ele faça uma profilaxia dentária – limpeza profissional. 

Então, só ela é capaz de retirar todo o tártaro que causa a periodontite e outras doenças bucais.

Os indivíduos que possuem alinhadores ortodônticos, como o aparelho dentário invisível, necessitam de ainda maiores cuidados com a higiene bucal. 

Para isso, é preciso fazer o uso de uma escova interdental que seja capaz de retirar todo o acúmulo de alimentos dentro de um aparelho. 

Como a periodontite se desenvolve na gengiva?

A periodontite é o agravamento da gengivite, que na maioria das vezes é o grande vilão para o surgimento do tártaro. 

O tártaro, são placas duras e amareladas que ficam grudadas nos dentes. Então, ele se dá pelo endurecimento da placa bacteriana que não foi retirada. 

Com isso, esse tártaro ao ter contato com a gengiva, leva a sua infecção, causando sangramentos e inchaços. 

Quando não é tratada, ela passa para os ossos e tecidos que revestem a gengiva, causando então, a periodontite. 

Depois de tratar a saúde dos dentes, muitos querem deixá-los ainda mais limpos e brancos e com isso, buscam saber sobre o preço clareamento dental.

Desse modo, agora que já sabe qual a relação entre o hipercolesterolemia e a saúde bucal, não deixe de cuidar e consulte sempre o seu dentista, ao menos duas vezes ao ano.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Related posts