Dicas para empreender com pouco dinheiroEmpreender 

Dicas para Empreender com Pouco Dinheiro – 4 Dicas Essenciais!

Boas Dicas para Empreender com Pouco Dinheiro podem ajudar quem está iniciando e tem pouco capital para ser investido, ou então para quem já empreende, mas se encontra em um verdadeiro perrengue financeiro.

A verdade é que empreender não é nada fácil. Costumamos olhar somente para quem já teve sucesso, mas de maneira errônea olhamos somente para os resultados, muitas vezes se esquecendo do caminho árduo que determinada pessoa teve.

Hoje, trouxemos 4 Dicas para Empreender com Pouco Dinheiro para quem busca começar um negócio ou então melhorar o desempenho do que já possui. Leia conosco e aprenda:

1. Tenha foco na construção de fluxo de caixa

Tenha foco na jornada
Tenha foco na jornada

Uma das melhores dicas para empreender com pouco dinheiro é construir seu fluxo de caixa o quanto antes. Quando você está começando, está apenas tentando obter lucro suficiente para chegar ao dia seguinte. Dia após dia, você adiciona mais um, mais um e os efeitos combinados são enormes.

Quando sua empresa está começando a alcançar ritmo e estabilidade, suas opções crescem exponencialmente, mas você precisa manter o foco no básico inicial.

Esse é o tipo de foco que você precisa manter para causar um grande impacto. Grandes coisas levam tempo e as pessoas muitas vezes superestimam o que podem fazer em um dia ou semana e subestimam o que podem fazer em um mês ou ano.

Sempre, sempre reserve um tempo para um trabalho profundo. Se você nunca olhou para os princípios do trabalho profundo, recomendamos altamente. Ao focar por grandes períodos na construção de seu fluxo de caixa, seu sucesso chegará antes mesmo do que você imagina.

E essa é uma das melhores dicas para empreender com pouco dinheiro.

2. Faça coisas que podem ser escaladas

Já ouviu falar sobre empreendimentos escaláveis? Caso leia ou acesse bastante a internet, redes sociais e outras plataformas, provavelmente sim. Empreendimentos escaláveis são aqueles que podem ter um grande número de vendas em um curto espaço de tempo.

Um e-book online é uma opção escalável, já que pode ser vendido uma infinidade de vezes sem gastar com logística.

Um exemplo de empreendimento físico escalável são os de prestações de serviços, como uma desentupidora. Inicialmente, você trabalha atendendo várias vezes ao dia, e conforme seu empreendimento cresce, é possível pagar outros funcionários para fazerem o mesmo serviço, mas agora em larga escala, já que a desentupidora estará com maior demanda em um curto espaço de tempo.

Um ótimo exemplo de desentupidora que escalou tanto os seus serviços que hoje acaba sendo referência no setor é a Dezjato Desentupidora, atendendo diversos bairros da cidade de São Paulo e cidades vizinhas na região, sendo assim, podemos usá-la como exemplo a ser seguido.

3. Faça por escrito

Quando você está começando uma empresa, tudo é emocionante e todos têm as melhores intenções. Mas, as coisas podem mudar quando sua empresa está ganhando muito ou nenhum dinheiro. Dessa forma, é melhor falar sobre todos os cenários com antecedência, quando todos estiverem felizes, e colocar todas as suas ideias e termos em um acordo legal.

Se o negócio é sua ideia e você está ganhando dinheiro, certifique-se de que o acordo com sócios ou funcionários afirma claramente que você tem controle total. Certifique-se de que todos os parceiros que você contratar sejam não competidores (para que eles não possam sair e abrir uma empresa concorrente).

Certifique-se também de definir “sweat equity” (trabalhar mais do que outros parceiros em troca de investir dinheiro). Ter um documento para consultar quando as circunstâncias mudam vai economizar tempo, dores de cabeça e taxas legais!

Essa é uma das melhores dicas para empreender com pouco dinheiro, mas que pouco se fala, pois muitos deixam de lado a possibilidade de gastar com advogados no futuro para resolver problemas com ex-sócios.

4. Acredite no que você está fazendo

Acredite no que está fazendo
Acredite no que está fazendo

O conselho nº 1 que pode receber é que você deve acreditar profundamente na missão da empresa e no produto ou serviço que ela oferece, seja uma desentupidora ou outra empresa de serviços, como já citamos.

Se você está entrando no negócio com um ou mais sócios, deve se certificar de que eles também têm uma crença tão forte na missão quanto você.

Tem de haver uma faísca, algo tão motivador que o fracasso não seja uma opção. Pode haver tropeços ao longo do caminho, mas deve haver foco nas etapas corretas, mensagens e marketing que terminarão com sucesso.

Parece simples “acreditar na missão e no negócio”, mas o entusiasmo aberto e desenfreado sobre uma ideia deve ser temperado com um planejamento cuidadoso para antecipar os obstáculos e abordar um novo empreendimento com uma estratégia sólida para criar a energia para vencer.

Essas foram as nossas dicas para empreender com pouco dinheiro de hoje. Lembre-se que a prática vai lhe ensinar mais do que qualquer outra dica que você ler por aí, seja em livros ou então na internet. Comece o quanto antes para obter bons resultados!

Related posts