Como Fazer Backup do WordPress Manualmente

Como Fazer Backup do WordPress Manualmente | Ter um backup é essencial para qualquer site WordPress. Por quê? Simplesmente porque é um trabalho árduo criar um site, e há momentos em que seu site pode falhar devido a um hack, um erro humano ou um plugin com mau funcionamento, entre outras coisas.

Um backup pode ajudá-lo a recuperar seu site e voltar aos negócios em pouco tempo. Agora, as soluções automatizadas de backup são as mais fáceis. Os backups manuais parecem ser alguns passos simples, mas na realidade, leva muito tempo para aprender e realizar o processo. Entretanto, se você quiser fazer backups manuais do WordPress, nós da Promo Commerce resolvemos o seu problema.

Cuidado: Este processo é técnico e arriscado. Você deve pisar com cuidado e certificar-se de não apagar nada ou mover as coisas acidentalmente. Você pode acabar quebrando seu site. Crie um local de ensaio (ou seja, um ambiente de teste) e realizar o processo de backup manual. Isto assegurará que seu site ao vivo nunca seja afetado.

Como Fazer Backup do WordPress Manualmente

Seu site WordPress compreende dois componentes principais – Arquivos e Banco de Dados. Agora, os dados de ambos os componentes precisam ser copiados. Você tem diferentes opções disponíveis para acessar os dados de seu site e pegar uma cópia dos mesmos. Vamos dar uma olhada no que você precisa para manter à mão antes de iniciarmos o backup manual:

Para arquivos – Os arquivos de seu website residem no servidor do web host. Você pode acessá-los de duas maneiras:

  • Via cPanel – Isto é acessível através de sua conta de hospedagem. Você precisa manter seu nome de usuário e senha da conta de hospedagem à mão.
  • Via FTP – Podemos nos conectar aos seus arquivos usando um software chamado FTP (File Transfer Protocol) como o FileZilla. Para conectar-se ao FTP, você precisa das seguintes credenciais que normalmente estão disponíveis em sua conta de hospedagem:

Para banco de dados – Este é acessível somente através do phpMyAdmin. Normalmente, o phpMyAdmin vem pré-instalado no cPanel de sua conta de hospedagem. Você só precisa das credenciais de sua conta de hospedagem.

Como Fazer Backup do WordPress usando o cPanel

Escolhemos o cPanel primeiro porque é o mais fácil. cPanel é acessível a partir de sua conta de hospedagem e você não precisa baixar nenhum software externo para fazer um backup manual usando este método. Agora os passos podem variar ligeiramente, mas geralmente, todos os hosts seguem navegações similares.

  • Passo 1: Faça o login em sua conta de hospedagem. Navegue até seu ‘produto’ e selecione-o. Por exemplo, seuwebsitename.com.

Como mencionado anteriormente, poucos destes passos podem variar entre os hosts. No painel do GoDaddy, você verá uma opção chamada ‘cPanel Admin’. Mas se você usar o Bluehost, ele estará em ‘Avançado’.

Se você não conseguir encontrar o cPanel, verifique a seção de ajuda de seu anfitrião para descobrir os passos exatos.

Nota: Muitos provedores de hospedagem WordPress gerenciados como o Flywheel não fornecem acesso ao cPanel. Nesses casos, você precisaria usar o método FTP.

  • Passo 2: Uma vez dentro do cPanel, você verá o ‘Gerenciador de arquivos’. Chegamos à localização de seus arquivos. Agora, só precisamos pegá-los e deixá-los em seu sistema local.
  • Passo 3: No painel esquerdo, você deve ver uma série de pastas. Encontre uma que diga “public_html”. Expanda a pasta, clicando no símbolo +. Se você tiver vários sites, você precisará selecionar a pasta que leva o nome de seu site.
  • Passo 4: No painel direito, você pode “selecionar todos”, clicar com o botão direito do mouse e baixar os arquivos. Não recomendamos isto porque leva mais tempo para baixar e pode sobrecarregar seu servidor. Uma maneira melhor de fazer isso seria selecionar a pasta html pública (ou a pasta de seu website). Clique com o botão direito e escolha ‘Comprimir’.
    • Isso lhe dará opções para comprimir. Selecionamos o arquivo zip. Isto torna o processo mais rápido e leve, e reduz o espaço de armazenamento necessário.
    • Assim que o arquivo zip estiver pronto, selecione-o e faça o download. Recomendamos mover o arquivo zip baixado para a pasta que criamos Backup do site WordPress > Arquivos.

Como Fazer Backup do WordPress usando FTP

A razão pela qual esta é nossa segunda escolha é porque:

  • Você precisa de sua credencial FTP
  • Você precisa instalar um software de terceiros
  • Seu backup manual torna-se dependente da conexão entre o FTP e o servidor. Isto pode aumentar o tempo necessário para realizar uma cópia de segurança manual.

Mas o FTP é igualmente fácil e é uma alternativa para aqueles que não têm acesso ao cPanel. Dito isto, vamos prosseguir com os passos:

  • Etapa 1: Abra FileZilla ou o cliente FTP de sua escolha. Você verá seu ‘site local’ no painel esquerdo com as pastas que existem em seu computador e o site remoto no painel direito. Ficará cinza porque ainda não nos conectamos a ele. Digite suas credenciais e conecte-se ao servidor.
  • Passo 2: Quando a conexão do servidor for bem sucedida, você verá o diretório povoado no site remoto (painel direito) assim:
    • Navegue para o public_html ou para a pasta de seu site xyz.com.
  • Etapa 3: Você pode selecionar uma pasta, clicar com o botão direito do mouse e baixá-la para seu sistema local. Alternativamente, se você quiser escolher arquivos específicos, você também pode arrastar e soltar arquivos do painel direito para o painel esquerdo na pasta que nós criamos.

Uma vez feito, você criou com sucesso um backup manual de seus arquivos. Recomendamos que você encripte os dados e os armazene em um arquivo zip.

Como Fazer Backup do WordPress via phpMyAdmin

A próxima coisa a fazer é copiar seu banco de dados através do phpMyAdmin. Aqui, lhe mostraremos como navegar pelo phpMyAdmin usando o cPanel de sua conta de hospedagem.

  • Passo 1: Acesse a sua conta de web host. Navegue até seu ‘produto’ e selecione-o. Ex: xyz.com. Na página seguinte, você deve ver uma opção chamada ‘cPanel Admin’.
  • Passo 2: Em ‘Bases de dados’, você verá phpMyAdmin.
    • Ao clicar, você entrará na área na qual você pode ver seus bancos de dados WordPress. A partir das guias no topo, selecione ‘Bases de dados’.
  • Passo 3: Escolha seu banco de dados no painel esquerdo, e ele se expandirá no painel direito para lhe mostrar o conteúdo.
    • Uma vez selecionado o banco de dados correto, simplesmente selecione todas as tabelas no painel direito e exporte-o.
    • Você terá a opção de escolher o formato que deseja. Precisamos de bancos de dados MySQL, portanto, a menos que seu conhecimento técnico e queira uma opção diferente, deixe-o em sua opção padrão ‘SQL’.
    • Uma vez baixado, você terá um arquivo .sql. Você pode movê-lo para a pasta de backup do banco de dados que criamos para armazená-lo.

Parabéns, você fez um backup completo do seu site! Dê um tapinha na parte de trás, é uma façanha louvável!

Os problemas de Backups Manuais do WordPress

Os backups manuais do WordPress podem ser feitos por conta própria a qualquer momento, e a melhor parte é que são gratuitos. No entanto, há muitos problemas que você pode enfrentar.

  • Demorado – O tempo necessário para copiar os arquivos e o banco de dados depende muito de sua conexão à Internet, de seu dispositivo e também da conexão com o servidor do host. Se você tiver tentado o processo, você perceberá que isto é demorado e frustrante.
  • Desconexões do servidor – Às vezes o processo corre sem problemas, mas muitas vezes, você se depara com soluços, pois a conexão entre seu computador e o servidor continua se desconectando. Você também pode ver avisos de erro que lhe dizem que o download não foi bem sucedido.
  • Sobrecarrega seu site – Além disso, o processo de cópia de arquivos e tabelas é de recursos intensivos, portanto, você estaria carregando seu servidor e abrandando seu site toda vez que tentasse um backup manual.
  • Processo arriscado – Se você não criar o backup corretamente, ele não funcionará e quando chegar a hora, você poderá perder seu site e todos os seus dados. Além disso, o menor erro pode quebrar seu site. O método manual de backups do WordPress é viável como uma coisa única, mas, regularmente, ele ocuparia muito de seu valioso tempo.

Pronto! Agora que você aprender como fazer backup do WordPress manualmente, deixe seu comentário!

Leave a Comment