relacionamentosCotidiano 

10 dicas para melhorar seu relacionamento

Manter um bom relacionamento não é fácil. Damos algumas dicas para que ambos sejam felizes.

Um relacionamento de longo prazo pode preservar muito do charme dos primeiros dias, para isso é preciso criatividade, superação da preguiça e rotinas confortáveis. Dez recomendações para manter viva a emoção e a esperança.

Veja também: Como fazer o Marido voltar para esposa

1. Todos os dias no plano de conquista

Tomar como certo que o jogo já foi ganho e que nada mais precisa ser feito para conquistar o outro, é o primeiro passo para a deterioração do relacionamento. Recordar as estratégias mais úteis no início do relacionamento e aplicá-las, bem como novas ações baseadas no conhecimento que se tem do casal, manterá a faísca e a emoção e evitará que o outro ou a si mesmo se torne algo tão óbvio quanto o sofá da sala.

2. Ter vida própria

Quando todas as experiências que vocês têm são vividas em casal, chega um ponto em que não há nada de novo para falar. Ter amigos próprios, interesses individuais, atividades independentes do casal, é conveniente tanto para a pessoa quanto para o relacionamento: oxigena, fornece tópicos para conversas, estimula novas atividades, novos amigos, enfim, enriquece o dia a dia.

3. Modificar rotinas

As rotinas prevalecem porque são confortáveis, mas podem se tornar automáticas e, portanto, perder o entusiasmo. Quebrá-los é mais fácil do que você pensa. É dar espaço à espontaneidade, ousar fazer propostas inusitadas e trocar o conforto pela ação. Por exemplo, aproveite um dia ensolarado na semana e encontre-se em algum lugar da cidade depois do trabalho para conversar ao cair da noite.

4. Interesse-se pelo que o outro faz

Os hobbies, gostos, interesses e conhecimentos do outro, podem contribuir muito para o seu próprio universo. Sempre haverá um ângulo do que o outro faz, o que pode gerar curiosidade no casal. Não é simplesmente dizer “não gosto de futebol”, mas tentar entender por que o outro gosta. Com essa atitude, os preconceitos são superados e os horizontes são ampliados. Além disso, são criados espaços para compartilhar.

5. Ter momentos exclusivos para compartir entre dos

Quando há crianças envolvidas, há pouco espaço para compartilhar como casal. Avós, tios, família em geral, podem ser de grande ajuda para ter alguns momentos a sós. Também no dia a dia, alguns espaços podem ser reservados para a convivência em casal: quando os filhos já foram para a cama ou cedo, antes de se levantarem. O fato é nunca esquecer que o outro, além de ser “o pai ou a mãe dos meus filhos, é meu companheiro”.

6. Um bom relacionamento sexual

A biologia influencia a sexualidade, mas também a psicologia de ambas. O estresse diário e a fadiga não são os melhores companheiros para um relacionamento. O riso, por outro lado, relaxa e permite uma abordagem mais calma. Encontrar ou criar ambientes adequados (mesmo emocionais) e evitar encontros “automáticos” são boas maneiras de manter um relacionamento dinâmico e emocionante.

Preparar a comida juntos, devagar e anunciar com antecedência para que ambos estejam na mesma página, é uma boa maneira de se preparar para o sexo.

Uma outra dica é utilizar acessórios vendidos em Sexshop para apimentar a relação, como um vibrador feminino ou algum gel massageador.

7. Seja sempre um desafio

Um dos fatores fundamentais do Homo sapiens para ser feliz é ter um desafio, algo que tem que ser alcançado. O que se acredita já alcançado, perde o interesse. O conceito de incondicionalidade no casal é perigoso e promove atitudes e ações irresponsáveis: “Você estará lá, faça o que eu fizer”. Quando ambas as pessoas têm clareza de que precisam “ganhar” no outro dia a dia, elas dão o melhor de si e fazem o melhor para manter o relacionamento.

8. Faça do carinho uma novidade

Nas carícias coexistem o instintivo e o racional. Ternura, solidariedade, apoio, são sentimentos que muitas vezes se expressam com mais clareza e força com um abraço ou um aperto do que com palavras. As carícias têm um efeito terapêutico, reduzem o estresse, relaxam e criam um vínculo insubstituível. Seu efeito positivo é tanto para quem os dá quanto para quem os recebe. Pode ser acariciado com as pontas dos dedos ou com a mão inteira, com as costas ou com um simples conjunto de dedos. Existem centenas de maneiras de explorar e expressar sentimentos ao outro.

9. Ser amigos

Antes de ser um casal, é importante que ambos sejam amigos. A vida não pode se tornar apenas obrigações e responsabilidades. Uma vida e um futuro em comum estão sendo construídos, mas também são necessários espaços de descontração, lazer, diversão e ludicidade. Ser amigos em pequenas coisas malucas cria um vínculo muito forte e gratificante.

10. Evite ser o “típico” em qualquer coisa

Libertar-se de estereótipos ou evitar cair neles é uma forma de manter a “identidade”. Cada um constrói o seu dia e a sua vida à sua maneira. É fácil fazê-lo segundo as receitas pré-fabricadas da sociedade (a senhora rabugenta, o homem rabugento e indiferente perante o doméstico…), mas é mais enriquecedor e gratificante fazê-lo segundo a própria fórmula.

Um relacionamento é como uma planta que deve ser cultivada dia a dia. Os detalhes e a paciência com o outro são a base para que uma relação amorosa dê certo e dure no tempo. Seguindo as dicas acima, você pode melhorar seu relacionamento de tal forma que a harmonia e a felicidade voltem a visitar seu coração. Aprenda-os e pratique-os.

Related posts